terça-feira, 27 de abril de 2010

Ministério Jovem - Eu faço parte dessa história

Uma pessoa que não tem história é um vazio só. História é tudo aquilo que vivemos e que de fato nos construiu. Ao olhar a minha história pessoal percebo tantas coisas bonitas e marcantes que já vivi. Mas sem dúvida alguma fazer parte do Ministério Jovem da RCC (antiga Secretaria Marcos), mudou os rumos da minha vida, mudou a minha história. Jesus é minha vida, e eu sou grato a Ele por ter se deixado encontrar justamente em um grupo de oração jovem no ano de 1995, foi ali que também encontrei todo o trabalho de juventude da RCC. Dali em diante, a partir do meu grupo de oração, fui me envolvendo no trabalho com a juventude, primeiramente na arquidiocese de Curitiba e como consequência disso acabei por exercer o serviço da coordenaçãodo no Ministério Jovem arquidiocesano, depois a coordenação estadual e também a nacional, são quatorze anos de trabalho nesse ministério, glória a Deus por isso!
Toda essa caminhada me construiu, foi um grande alicerce para ser o homem que sou hoje e me projeta para o homem melhor que devo ser a cada dia da minha vida.
A espiritualidade sempre forte vivenciada pela busca constante do Batismo no Espírito, que tem como consequência direta um vivo e forte desejo pela Palavra de Deus, pela Eucaristia, pelo amor a Virgem Maria e também pela vida em comunidade, foram e ainda são as marcas constantes desse serviço a juventude através da RCC.
Outra coisa muito importante que aprendi nesses anos de ministério jovem foi sobre a responsabilidade social e política que devemos ter, aqui no estado do Paraná tive realmente a graça de ser formado nesse aspecto, sendo algo que ainda lutamos fortemente, e não tenho dúvidas que marcaremos a vida pública de nosso estado e rezamos para que também marquemos o nosso país!
Mas o que ganhei mesmo foi uma grande família! E que família! Somos mais que amigos, carregamos dentro de nós um amor profundo, comprometido e zeloso, que não deixa de ter seus altos e baixos, mas que nunca deixa de ser amor. Talvez temos laços entre nós mais fortes do que laços de família de sangue.
Hoje com 32 anos, casado e pai, não consigo desvincular a minha vida do trabalho com a juventude, me sinto apaixonado por ela, me identifico com ela, e com toda modéstia creio que ela se identifica comigo, pelo menos no ambiente religioso em que vivo. Como me diz um grande amigo: "agora você é assessor...rsrsrs", diz isso por causa do documento 85 da CNBB que diz que a juventude vai até aos 29 anos...
Eu faço parte da história do ministério jovem e ele da minha! Hoje quando ando pregando o evangelho por tantas cidades vejo quantos jovens fizeram sua experiência com Deus e me alegro no Senhor, e agradeço a Ele por me fazer digno dessa história. Você meu querido amigo e minha querida amiga, que lê essas simples palavras, você também é chamado a construir essa história, a marcar a sua vida com a presença do Reino de Deus. Somos Sentinelas da Manhã... sobre isso escrevo outra hora...

13 comentários:

  1. Meu amado amigo.. suas palavras tocam profundamente o coração.. Você fala e passa um filminho na minha cabeça...heheh.. Me recordo do chamado que Deus me fez a fazer parte da história do MJ no ano de 2005, quando você pregava um congresso nosso aqui. Você sem dúvidas é um canal da graça de Deus. Louvo a Deus por ser parte da sua família, sinto assim..rs... Porque você sabe que faz parte da minha família, vida e história!!! Sonho em ver toda a juventude da terra vivenciando esse amor, fazendo parte dessa história!!! Naty

    ResponderExcluir
  2. Hoje suas palavras são um sinal de Deus para mim, semana passada fui convidada a assumir o aqui tem jovem no meu grupo de oração, e apesar disso ser um grande sonho meu, ainda tinha muitos medos, mas ao ler tudo isso que você disse... me sinto contagiada a fazer parte dessa história... Obrigada!
    Hoje posso dizer que também quero ser uma Sentinela da Manhã! Te espero aqui em Campo Grande no Massapé! Abraços a Paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais do texto irmão assessor hehehe...

    Abraço!!!

    Rafa Alegria

    ResponderExcluir
  4. Ricardinho, concerteza você faz parte da juventude carismatica e concerteza nossa historia se identifica com a sua, suas palavras nos trazem Deus nos lança para frente, e nos diz exatamnete que precisamos ouvir de Deus, o ser profeta me sua vida é tão evidente que todas as vezes que vejo novamente o DVD da sua ultima pregação do ENJ 2008, sempre Deus fala comigo como falou naquele encontro e continuará falando,é engraçado como chegamos sentir saudade de sua voz (querido coordenador)rs, por que sua vvoz meu irmão é voz de Deus em nossas almas...
    Abraço..

    Daniele

    ResponderExcluir
  5. Rico, bendito seja Deus por esta juventude carismática que, lá em 1995, semeou a salvação na tua vida e, consequentemente, na vida da nossa família! Te amo!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Belo texto Rico. Graças a Deus estou participando desta história, mas o principal, é que unidos em Cristo, você Ricardo, faz parte de todos os jovens do Ministério Jovem do Brasil, através de sua doação e serviço, e pelas mãos de Nossa Senhora do Rocio, as palavras que o próprio Cristo te concedeu, estão cravadas nos nossos corações.
    Permita divulgar o nosso blog também, inspirado neste aqui =)

    edificacaojad.blogspot.com/

    Vamos, reconstruamos as muralhas!!

    ResponderExcluir
  8. Ser sentinela, Ricardinho que bom ler esse texto, pois vc faz realmente parte dessa história com a Juventude e ao ler me recordei do encontro estadual de Jovens que aconteceu em Ilhéus -BA eu estava lá na epoca coord. o MJ na diocese de Amargosa, e como cada palavra sua alegrava o meu coração, eu até falei para vc "um dia vc ainda prega na minha diocese"!- eu creio- e caminho nesse proposito de levar Jesus aos jovens.
    Irmão continue com essa vontade de mostrar para a juventude do Brasil e do Mundo o que de Maravilhoso Deus realizou e realiza em vc.
    Jesus te abençõe!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Rico, como sempre suas palavras falam ao meu coração. De fato somos uma grande família. Não importa o tempo, a distância que nos separa...somos aquilo que Deus semeou em nossos corações: Família Sentinela da Manhã! Obrigado pelo carinho, pelo pastoreio, pelo teu sim ! Você também faz parte da Minha Histório no MJ. Deus te abençoe e ao JOão Pedro e a Gabi.
    Saudades. Paz e Pentecostes para sua vida e Missão!Um forte abraço da juventude carismática do Amapá.

    ResponderExcluir
  11. Todo sábado as 07:30 da manhã temos nosso grupo de intercessão na igreja. Hoje eu estava incumbida de dar o devocional e não sabia o q o Senhor queria falar. Depois de orar muito pedindo direção li a sua mensagem: Mesmo enfermo diga eu sou guerreiro!E o Senhor falou ao meu coração em plena 03:40 da manhã. Tomei a liberdade de compartilhar e foi bênção!!
    Rico, que direta, ou indiretamente, você continue sendo boca de Deus na terra, para honra e glória do nome Senhor!!!
    Abraço forte irmão.
    Jani.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Amado Irmão,
    Sua vida e seu trabalho no Ministério Jovem foi um grande testemunho pra minha caminhada, e por isso Deus começou a suscitar no meu coração o desejo de trabalhar o MJ na minha cidade. Hoje estamos desenvolvendo um trabalho para levantar uma juventude profética e adoradora. Que a Graça de Deus sempre lhe acompanhe.
    Gostaria de saber se você teria disponibilidade de vim ministrar um encontro aqui na Cidade de Açailândia-MA, qualquer coisa me envia um e-mail: orleansms@hotmail.com. Abraços. ORLEANS

    ResponderExcluir