terça-feira, 4 de maio de 2010

"Mesmo o enfermo diga: Eu sou guerreiro"

Escolhi um bom dia pra escrever sobre a força de Deus, logo hoje que me encontro "recolhido" por causa de uma forte enxaqueca, mas isso não se compara as enormes lutas que muitos enfrentam com longos e dolorosos tratamentos das mais variadas enfermidades. Não tenho dúvidas que as palavras que seguem esse texto trarão um conforto e um novo vigor também para essas pessoas, por que são palavras meditadas da Palavra de Deus.
De onde vem essa força para que uma pessoa no auge de uma enfermidade, ou até mesmo no meio das angústias e tribulações, possa viveer como um "guerreiro"?
Creio que provenha desta perspectiva: "E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado"(Rm 5,5). A esperança não engana! Só Deus não engana! Pois só Ele é Luz e não tem treva alguma (Cf. I Jo 1,5). Então N'ele podemos esperar, confiar. E a promessa é grande para quem confia no Senhor: "Mas aqueles que contam com o Senhor renovam as suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão pra frente sem se fatigar"(Is 40,31). Lembre-se: Deus não engana, só Ele pode nos dar uma esperança que não engana, por que só Ele é capaz de realizar tudo o que diz.
Essa esperança é acompanhada com uma ação concreta de Deus: o Amor derramado em nossos corações. Não é algo teórico. São Paulo não está falando daquilo que estudou, nem mesmo quando estudava na mais renomada escola farisaica, a escola de Gamaliel. Ele está falando de uma experiência real e tão forte que mudou completamente a sua vida, e chega até mesmo exclamar que fica constrangido diante do tão grande amor de Deus (Cf. II Cor 5,14). Essa certeza experencial do amor de Deus, que nos é dada pelo Pai, em Cristo, no Espírito Santo, é que alimenta o nosso coração de esperança. É perceptível isso justamente na sequência do trecho da carta aos Romanos 8,28-39:
v.28: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus".
v.31: "Se Deus é por nós quem será contra nós?"
v.35: "Quem nos seprará do amor de Cristo?"
v.37: "Mas, em todas essa coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou".
E depois de relatar as mais variadas formas tanto naturais como sobrenaturais que podem afetar a nossa vida, ele termina praticamente com um grito cheio de esperança, uma esperança fundamento de sua fé:v.39: "...nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, Nosso Senhor".
Aqui podemos compreender por que tantos homens e mulheres deram e ainda dão, graças a Deus, a sua vida como testemunho martirizado, a ponto de se entregar as feras ou até mesmo dar a sua vida em troca de outra pessoa nos campos de concentração da 2º guerra mundial. Eles tinham uma esperança, que era o princípio e alimento de sua força que os tornam capazes de tais atitudes, como dis Aléxis Riau: "Na alma totalmente abandonada ao Espírito Santo, o dom da Fortaleza consiste numa disposição sobrenatural que a torna capaz de empreender as ações mais difíceis e suportar as provas mais duras por amor a Deus e pela glória do seu Nome"(A ação do Espírito Santo na alma - Ed. Quadrante 1998). Por amor a Deus e pela glória do seu Nome! Só pode viver essa experiência quem primeiro é amado por Deus, e São Paulo nos diz que o amor é dado pelo Espírito Santo, que é o próprio amor em Pessoa! O amor nos dá esperança, que por sua vez gera a fortaleza! É graça de Deus, mas que deve ser assumida pela fé por cada um de nós. Creio que é justamente disso que Santa Terezinha falava quando escreveu sobre uma graça recebida no Natal de 1886: "Ele [Deus] me tornou forte e corajosa [...], e desde então tenho caminhado de vitória em vitória, começando, por assim dizer, uma carreira de gigante". Eis uma "valente guerreira". Hoje é um excelente dia,para eu e você, começarmos a nossa carreira de gigantes, e dizermos com o Apóstolo: "Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para a nossa ruína; somos de manter a fé, para a nossa salvação". (Hb 10,39). É interessante notar que na sequência da carta aos Hebreus no capítulo 11, temos a definição de fé e logo em seguida uma vedadeira lista de homens e mulheres que tiveram "carreira de gigante".
Só me resta pedir ao Espírito Santo, que em mim e em você, ele derrame Amor! Assim teremos a esperança que não engana, e uma fortaleza de "guerreiros" e uma carreira de "gigantes".
Deus os(as) abençoe.

5 comentários:

  1. Amém, que Deus abençoe você e sua saúde!!
    Este versículo de Joel é uma das coisas que tem mais me motivado este ano, pelos direcionamentos do Ministério Jovem. Que pelas mãos de Maria, Deus possa compor nossa trajetória de gigantes, gigantes do testemunho, assim como foi Santa Terezinha, de que mesmo nas dificuldades, o Senhor nos faz fortes.
    Que Deus nos abençoe. Fique na paz irmão!!

    ResponderExcluir
  2. QUERO SER UMA GUERREIRA COMO TANTOS QUE DERAM AVIDA PR ESSE AMOR DE DEUS....

    ResponderExcluir
  3. Ricardinho, suas palavras e seu testemunho nos traz ainda mais ânimo, coragem e confiança em Deus! A juventude de Londrina te aguarda na missão!
    Que Deus te abençõe sempre!

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus irmão por essas palavras!, "que mesmo enferma eu seje gerreira".
    precisava ler isso hoje.
    um forte abraço, que o Espírito Santo de Deus continue te inspirando.

    ResponderExcluir