quarta-feira, 24 de novembro de 2010

QUANDO REZAR SE TORNA DIFÍCIL!

"Quando rezar se torna difícil, a coisa mais importante a fazer é não parar de rezar, não desisitir do esforço. Nesses momentos, volte-se para a Bíblia e esteja presente à liturgia da Igreja. Medite sobre a vida e a doutrina de Jesus que os Evangelhos revelam. Pondere sobre a sabedoria e o conselho dos apóstolos e as desafiadoras mensagens dos profetas. Tente tornar suas as belas orações dos Salmos. Você encontrará na inspirada Palavra de Deus o alimento espiritual de que precisa. Acima de tudo, sua alma estará aliviada ao participar plenamente com a comunidade da celebração da Eucaristia, a maior oração da Igreja." (João Paulo II, Discurso em Nova Orleans!, 12 de setembro de 1987)

A oração também é um mandato Divino! A vida de Jesus é uma oração constante, por que toda ela é dinamizada pela oração Dele. A oração é o princípio, o meio e o fim da atividade de Jesus. Quando começa a sua missão, Jesus sai do Jordão e ora (cf. Lc 3,21). Durante a sua atividade missionária vemos sempre Jesus dando lugar especial a sua vida de oração,vejo como exemplo singular a escolha dos apósotolos (cf. Lc 6,12). No momento da sua entrega total, Jesus celebra a Santa Missa, e a perpetua através dos tempos, por isso a missa é a oração máxima e suprema (cf. Lc 22,7ss). Jesus ressuscita e sobe aos céus e pede que a Igreja reze. Quando o Espírito Santo vem, aí sim, a Igreja se torna exemplo total do Cristo orante. Se a "Cabeça" ora, o "Corpo" também deve orar, assim é Cristo e os seus menbros.

Gosto deste texto de São Afonso de Ligório, do seu livro sobre Oração:
"Sem a oração, segundo a providência ordinária de Deus, serão inúteis todas as meditações, todos os propósitos e todas as promessas. Se não rezarmos, seremos infiéis a todas as luzes recebidas e a todas as nossas promessas. A razão é a seguinte: para fazer atualmente o bem, para vencer as tentações e para praticar a virtude, numa palavra, para observar inteiramente todos os preceitos divinos, não bastam as luzes recebidas anteriormente, nem as meditações e os propósitos que fizemos. É necessário ainda o auxílio de Deus. E este auxílio atual, como logo veremos, Deus não concede senão a quem reza e reza com perseverança. As luzes recebidas, as considerações e os bons propósitos que fazemos, servem para que rezemos nas ocasiões iminentes de desobedecer à lei divina e, assim, possamos obter o socorro divino, que nos conservará incólumes do pecado. Sem isto, sucumbiremos." (A ORAÇÃO, Sto. Afonso de Ligório).

Ótima oração pra você!

Senhor Jesus, dai-nos a graça de rezarmos sempre!

Um comentário: