quarta-feira, 28 de julho de 2010

FAMÍLIA: PROJETO DE DEUS

Muitas vezes estudamos a família por vários ângulos e ciências, como por exemplo, a antropologia e sociologia. Esses estudos são importantes e abrem os nossos horizontes. Mas não existe maneira mais completa de entender a família do que a perspectiva teológica.
Teologia, é a ciência que estuda Deus e as coisas que tem relação com Ele. A família tem tudo a ver com Ele, por isso podemos fazer uma teologia da família.
Deus é família! Pai, Filho e Espírito! Um só Deus, uma só essência, em três pessoas distintas. A relação da Família Divina só é feita por amor e no amor. A Vida de Deus é Amor. O Pai que ama o Filho, o Filho que ama o Pai, e o Espírito Santo que é justamente o Amor do Pai e do Filho. A Trindade é uma relação total de Amor.
Não tenho dúvida que imagem da família terrena é a imagem da família Divina. Aliás, Deus só fala da imagem e semelhança da humanidade com Ele, após criar o homem e a mulher, isto é, a família. Se a família é a imagem e semelhança de Deus, então a família só pode, repito, só pode ser fundamentada no amor. Que amor? No amor entrega, no amor cuidado, no amor cultivado, no amor que cresce!
A chave do bom relacionamento conjugal passa pelo entendimento da sexualidade masculina e feminina. O homem deve conhecer-se enquanto homem e também deve estudar e conhecer o comportamento da sexualidade feminina. A mulher deve conhecer a sexualidade feminina e também deve estudar e conhecer a sexualidade masculina. Entenda, sexualidade é diferente de genitalidade. Sexualidade é tudo aquilo compõe o ser homem e o ser mulher. Homem e mulher se completam, não só fisicamente, mas também psicologicamente e espiritualmente. Somente nessa relação a vida pode florescer, só nessa relação o ser humano pode ser um cooperador de Deus, e assim ser um co-criador com Deus. Só essa relação é capaz verdadeiramente de satisfazer, realizar tanto o homem quanto a mulher!
Dessa forma, o projeto divino para a família humana seria um pouquinho disso, digo um pouquinho, por que acredito que seja infinitamente maior que isso: O homem ama a sua esposa totalmente, e por ela dá a sua vida. Compreende a vida dela como um todo, não a usa como objeto, como escrava, nem como local de descarrego de um ato sexual desregrado. É para ela um porto seguro, uma fortaleza, um verdadeiro sinal da presença de Deus, que é o Porto Seguro e a Verdadeira Fortaleza. Um homem que sabe com todo carinho, respeito e intimidade apreciar a sua esposa, e no que se diz respeito ao ato sexual, sabe preparar com cuidado e carinho esse ato, para que não seja atropelado e sem sentido; seja uma celebração da vida! A mulher por sua vez é aquela que dá a vida por seu esposo, é o próprio coração dele. Não é aquela que está a apontar os seus defeitos e trazer diariamente os problemas, ou vive acusando de que a culpa é sempre dele, pelo contrário, é aquela que sabe que o marido é alguém que precisa do seu apoio, do seu carinho, que sabe que atrás daquele homem que parece muitas vezes certo de tudo, há alguém que tem medo, e às vezes muito medo de não dar conta da vida. Então a mulher é o alicerce do coração do seu esposo, seu abraço carinhoso é mais forte do que o mais poderoso exorcismo ( se as mulheres soubessem disso, o adultério seria levado a zero!). E tem mais uma coisa minhas irmãs: na maioria daz vezes o homem tem grande dificuldade de falar o que sente, tem medo de se expor, mas a sensibilidade feminina sabe bem como abrir esses corações.
Deus não errou! A família não é um erro! O problema é que tanto homem quanto a mulher, estão indo para o lado contrário do projeto divino. Não querem pautar a vida familiar no amor de Deus, na responsabilidade, no cuidado e no crescer no amor. Por isso, o que vemos nas "chamadas" famílias é um espetáculo do rídiculo, uma destruição do ser humano. Quem tem fabricado a violência de hoje não é o poder público, quem tem fabricado a violência de hoje são as famílias. E as famílias impotentes como estão, transferem para o poder público a culpa da sua incapacidade. E o popder público por sua vez é o propagador da decadência familiar.
A família começa a dar certo em cada homem e cada mulher que faz a sua expeirência com DEUS e constrói a sua vida dentro do projeto divino. Que sabe que o casamento é feito a três: a mão fraca do homem, a mão fraca da mulher e Mão Poderosa de DEUS, que sacramenta o amor humano tornando-o dom Divino. É óbvio que dessa relação só podem surgir filhos muito amados.
É claro que a família depende de muitas outras coisas, como por exemplo: vida financeira, projeto de vida conjugal, etc... Mas a base de tudo está na resposta de amor ao Projeto de Deus!
Termino com um poema do Pe. Zezinho, de quem compartilho esse mesmo sonho!
A FAMÍLIA DOS MEUS SONHOS
A família dos meus sonhos
Tem um casal que se ama
Até o dia final
E que ama além da cama!
Maravilhoso casal

Tem filhos apaixonados
Pelos pais que Deus lhes deu

Tem irmãos que se reúnem
Felizes e a celebrar
Os encantos da família
E os encantos do seu lar.

Na família dos meus sonhos,
Todos cuidam de todos,
E todos sabem ceder
E todos perdem e ganham
E todos sabem vencer.

Mais do que DNA,
Quem os une é o Senhor
E é no colo da família
Que se esconde aquele amor
Provado e mais que provado
No riso e também na dor,

E todos recebem dele,
Seja como e onde for

Lá, choram pelo que sofre
Lá, cuidam de quem precisa,
Porque do time família
Todos vestem a camisa.

A família dos meus sonhos
Permanece sempre unida.
Não é sonho passageiro:
é sonho para uma vida!

(Pe. Zezinho, scj - Do livro - Da família sitiada à família situada. Ed. Paulinas)

Um comentário:

  1. Ricardo:
    Gostei imensamente de sua colocação sobre a família e, mais que isso, mesmo sem conhecer
    essa Teologia, sinto ter vivido e estar vivendo pelo menos em grande parte os princípios nela contidos.Louvo e glorifico a Deus por essa graça e peço a Deus que seja cada vez maior o número de famílias vivenciando essa graça. Abraços.

    ResponderExcluir