terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jornada Mundial da Juventude!

"Enraizados e edificados em Cristo, inabaláveis na fé" (Col 2,7), este é o tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, em Madri 2011.
Participar da JMJ é uma experiência única e sem dúvida um divisor de àguas na nossa vida. Eu tive oportunidade de estar em Colônia - Alemanha no ano de 2005. Foi a primeira do Papa Bento XVI, e por isso uma realização histórica. Naquela ocasião havia uma série de especulações sobre a receptividade dos jovens em relação ao novo Papa. A resposta da juventude foi extraordinária e sem dúvida alguma um grande ânimo ao Papa Bento XVI.
Outra coisa extraordinária de uma JMJ, é a beleza e a dimensão do sentido universal da Igreja. Todos os povos, todas as línguas, raças e nações, todos unidos como Corpo de Cristo, Igreja de Deus, é algo maravilhoso!!
Ainda tive a oportunidade de realizar um sonho após a Jornada, fui para a Itália, e conheci um pouco do Vaticano e também de Assis, incomparável...
O Papa Bento XVI é um defensor da fé, isso é conhecido de todos, principalmente quando ele ainda era cardeal Ratzinger, e tinha na Igreja justamente essa posição de defensor da fé. O tema dessa próxima Jornada é maravilhoso. O cristão não pode fazer da sua pregação uma condenação do mundo, mas antes, uma pregação da Pessoa de Jesus Cristo, isto é, dar a razão da sua fé! A vida do cristão é Cristo e não o medo do mundo. O mundo precisa da solução, e a solução é Cristo. Para mim, ser enraizado e edificado em Cristo, é ter toda a minha vida permeada pela graça, presença e Palavra de Cristo, quando digo toda a minha vida, estou falando da integralidade de vida em todas as suas dimensões. Não fujo do "mundo" por que ele simplesmente é ruim, na verdade eu corro para Cristo porque só Nele tudo o que vivo tem seu sentido primeiro e último, e todas as coisas da vida presente se tornam uma grande oportunidade para experimentar o Amor grandioso de Deus! "A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim".(Gal 2,20b)
Por isso, acredito que o tema proposto pelo Papa será uma experiência grandiosa e valiosa.
Estou formando um pequeno grupo para ir à JMJ 2011, no máximo 50 pessoas! E além da JMJ, a proposta é de fazermos uma peregrinação em alguns lugares da Itália, aliás estar enraizado e edificado em Cristo é estar no coração da Igreja, e nada melhor que ir à Roma! Ainda não tenho valores definidos, mas caso você queira ir para JMJ para uma experiência veradeiramente espiritual e ainda peregrinar por alguns lugares santos da Itália você é bem-vindo!
Deus o abençoe!

2 comentários:

  1. "O cristão não pode fazer da sua pregação uma condenação do mundo, mas antes, uma pregação da Pessoa de Jesus Cristo" .. sábias palavras Rico, expressaram muito bem o que sempre pensei a respeito.. que aprendamos a pregar mais a Cristo Ressuscitado!

    ResponderExcluir
  2. Se Deus quiser estarei junto nessa!
    Deus é fiel :)

    ResponderExcluir