sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ENTRA NA MINHA CASA, VENHA VER ONDE EU VIVO!

Eu fui pregar a Palavra de Deus em um grupo de oração, e a citação bíblica utilizada foi Lucas 24,13-35: Discípulos de Emaús!



Perdas, decepções, sonhos destruídos, um caminho de dor e sem sentido... alguns dos sentimentos que por vezes nos tomam e insistem a ditar a nossa vida. No caminho de Jerusalém à Emaús, os dois discípulos retomam o caminho da vida antiga, ou talvez pior que a antiga. Afnal de contas eles acreditaram que Jesus poderia ser tudo aquilo que eles sempre sonharam, mas... Jesus morreu, e com Ele morreram os sonhos e as esperanças... A desconfiança e a frieza de coração são companheiras dessa estrada. A dor existencial e a tristeza dominam cada passo da dolorosa caminhada da vida.



Voltar à Emaús. Para eles, é voltar de mãos vazias. Quantas vezes e de diversos modos isso acontece ou aconteceu em nossa vida? Acreditávamos, esperávamos, sonhávamos, mas, tudo acabou. Só sobrou a dor de não ter conseguido ser feliz naquilo que esperávamos. Aliás, isso é importante... A queixa dos discípulos revela o verdadeiro desejo que eles nutriam em relação a Jesus: "... Nós esperávamos que fosse ele quem redimiria Israel..." Vejam, eles tinham uma aspiração bem clara sobre a pessoa de Jesus: Jesus, o libertador político de Israel! Mas era esse o plano de Jesus? Era esse o plano de Jesus, inclusive para eles? Projetamos a nossa vida, nossos sonhos, nossas metas. Colocamos nossa esperança em pessoas, cargos, coisas, acontecimentos, e então...decepção, tristeza e perdas!

Jesus se junta a eles. Quer ouvir o motivo de tanta tristeza. O motivo da tristeza é que eles tinham um sonho centrado neles e não na verdadeira proposta de Jesus. Essa é a causa da tristeza humana! Aliás, essa é a causa do pecado! Fazer um plano que seja nosso, sem Deus. Ou, podemos até colocar Deus neste plano, mas não como princípio, meio e fim, e sim como alguém que precisa se "encaixar" no que eu penso e no que eu quero. Toda vez que o homem se coloca como centro de sua própria vida, ele se descentraliza, perde o foco, sai do eixo, fica pra escanteio! Tristeza!

Após ouví-los, Jesus se coloca a falar. É duro com eles, mas de uma dureza libertadora. Uma exortação capaz de mexer com o estado lastimável que eles se encotravam naquele caminho. Praticamente um choque! É a hora em que o coração começa a se abrasar! Jesus explica as Escrituras, de forma que a vida deles a partir da Palavra de Deus encontre o seu verdadeiro SENTIDO. A vida deles tinha perdido o sentido, por que o foco eram eles mesmos. Jesus, o verdadeiro sentido da nossa vida, faz de novo o coração deles sonharem. Explica as Escrituras a partir Dele, por que Ele é o motivo das Escrituras, por que Ele é a Palavra Única e Definitiva do Pai. A Palavra da Vida! A Palavra que abrasa os corações!

A chegada em Emaús tem um tom de drama. Jesus faz que vai continuar a sua caminhada. Mas será que eles o vão deixar partir? A caminhada que era pesada e triste havia se tornado empolgante e expectante, perceberam que as palvras daquele "forasteiro" aquecia os seus corações, isto é, a mudança estava acontecendo... Então surge o sublime convite: "Fica conosco, já é tarde, e o dia declina." Fica conosco para que a tristeza não volte a reinar, a escuridão e a incerteza não nos domine. Fica conosco por que a noite vem chegando e o medo nos assombra! Fica conosco, por que o calor de tuas palavras abrasaram o nosso coração. Fica conosco! ENTRA NA MINHA CASA, VENHA VER ONDE EU VIVO!

Jesus entra! Nossa casa é o reflexo da nossa intimidade. Jesus entra. Aliás, Ele almeja entrar em nossa intimidade: "Eis que estou a porta e bato. Se você abrir, eu entrarei. E ceiaremos juntos, eu contigo e você comigo". É precisamente isso que aconteceu! Eles olham para Jesus, Jesus olha para eles, há amor, há ternura, há calor, há amizade, há pão, então, há céu! A comunidade acontece no partir do pão. As escamas do egoísmo, da dor, das perdas, caem. Agora podem Vê-lo com total clareza! Ressurreição! Jesus desaparece aos olhos humanos, mas fica claro à luz da consciência e da fé.

A noite? Que noite? O caminho? Quem se importa com a distância! Perigo? Pra quem? Jesus está vivo, Ele ressuscitou, nós vimos e o reconhecemos ao partir do pão! Que coragem, que alegria, que estupefação! Que diferença na disposição desses dois amigos de Emaús?!

Sei que Jesus está aqui e agora, abrasando nossos corações. Peçamos também nós: Fica conosco Senhor! Entra na minha casa, venha ver onde eu vivo!
Jesus ressuscitou, Aleleuia! Verdadeiramente Ressuscitou, Aleluia!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Coragem!

Na vida é preciso coragem. Muita coragem. São tantos os desafios, as lutas, os sonhos, é necessário ter coragem para não desanimar.

Talvez hoje mesmo você tenha pensado em desistir, em voltar atrás, a não apostar mais nos seus sonhos e nem mesmo nas pessoas que você ama, mas eu lhe digo: coragem. Lute.

Essa foi a palavra que os discípulos disseram ao cego Bartimeu: Coragem, levanta-te, o Mestre te chama! Eu também digo a você: Coragem, levanta-te, o Mestre te chama, quer falar com você, quer ajudar você, quer realizar algo maravilhoso em você!

Coragem! Foi também a palavra de Jesus aos seus discípulos no momento mais difícil da vida Dele, isso mesmo! O momento difícil quem passava era Jesus, mas era Ele quem encorajava os seus. E a Palavra dele vale pra mim e pra você também: "Neste mundo tereis aflições, contrariedades, sofrimentos... Coragem! Eu venci o mundo!" - Venceu por mim e por você, e por isso podemos lutar com a certeza de que já somos vencedores em Cristo Jesus. Coragem!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Está chegando a hora! E quem diria... a coisa está completamente indefinida. Infelizmente estamos assistindo uma ausência de propostas realmente promissoras para o nosso país. Nosso país precisa de uma reforma de Estado. Falamos em reforma política; reforma previdenciária; reforma no judiciáro; reforma constituinte; reforma penal; reforma agrária... Mas até agora não vi nada de concreto nas propostas dos dois candidatos.
Duas candidaturas e dois partidos altamente preocupantes... que perigo!! A verdade é que estamos sem opção... mas teremos que ter uma opção... ai Jesus, salva a nossa pátria amada!

Pelo menos estou feliz com a discussão do aborto... não pelo nível da discussão, que aliás está servindo de manobra para os dois lados, mas pelo fato de estar na pauta das discussões, e queira ou não, já está se tornando um "plebiscito". Mas não dá pra negar que o PT está engolindo a seco a postura da ter se posicionado a favor da "morte" das crianças indefesas, justificando que a prática do aborto é uma questão de saúde pública. Saúde pública pra quem?? Eu não sabia que fazia parte da saúde pública "desprezar a vida de milhares de crianças inocentes"! Está parecendo a reportagem do Fantástico que tratava sobre as clínicas clandestinas de aborto, eu nunca vi reportagem masi abortista que aquela lá. Em nenhum momento a reportagem citou a vida das crianças... nenhum momento! E agora diante das manifestações e pressões contrárias ao aborto, muita gente tenta minimizar a situação, dizendo que isso não deve ser pauta das questões eleitorais... engraçado essa gente! Como a verdade e a justiça incomodam!

Cantamos o nosso hino dizendo que a "a nossa pátria é mãe gentil", 'mãe gentil'? Espero que ela continue sendo uma 'mãe gentil', isso vai depender da legalização ou não da morte das nossas crianças, sob o título de: "a beleza da saúde pública!"

Enfim, precisamos de um novo Brasil. Um Brasil que respeita a vida. Um novo Estado. Estado que tenha a coragem de ter ORDEM E PROGRESSO! ORDEM?? Humm, realmente precisamos de reforma!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NAAMÃ, O SÍRIO!

Naamã, o general sírio.

Naamã é um militar, um homem muito importante em seus país, ele era o homem de confiança do seu rei.

Naamã contraiu a lepra, e a doença o tornou vulnerável, tão vulnerável que aceitou a sugestão de uma serva, e além disso uma serva estrangeira, que lhe indicava uma 'saída' que seria também um homem estrangeiro. Para um homem guerreiro, que tinha as suas próprias convicções religiosas, não deve ter sido fácil essa decisão, porém a gravidade da sua enfermidade não deixava escolhas.

Quando Naamã chega a casa do profeta Eliseu, este nem mesmo o recebe, envia um mensageiro ao encontro deste importante general, e ainda chega com uma mensagem um tanto esquisita... "Naamã, você deve banhar-se 7 vezes no rio Jordão..."

Primeiro o profeta não o recebe e segundo manda um mensageiro com uma mensagem nada animadora, Naamã se revolta! Naamã, esperava um 'ritual' mágico qualquer, ou até mesmo uma 'oração calorosa' por parte do profeta, ou que pelos menos este ungisse suas feridas...mas nada disso aconteceu. Naamã quer voltar pra casa, "por que banhar-se no Jordão se na minha terra tem rios melhores"? Pensa o valente general.

Novamente os servos intervém diante do seu senhor, dizendo: 'se acaso o profeta tivesse pedido algo difícil para o senhor fazer, acaso não o farías? Sim, respondeu ele. Então, mesmo que seja absurdo, faça que o profeta lhe pediu. A enfermidade é uma situação por vezes interessante, é capaz de fazer um general, homem de grande influência, se dobrar diante da sabedoria dos seus pobres servos.

Naamã vai para o seu banho no rio Jordão. Sete vezes! Um banho curador. Sua pele se renova, mas também o seu coração. Diante de sua cura, a gratidão toma o seu coração. Volta a casa do profeta Eliseu para dar-lhe presentes de gratidão. O profeta não os aceita.

Diante da resistência do profeta Eliseu em aceitar os seus presentes, quem pede o presente é o próprio Naamã. Olha que interessante... Para quem julgava os rios de sua terra muito melhores que o Jordão, agora Naamã quer levar uma quantidade "daquela terra sagrada" para o seu país. Para quê? Para colocar em um lugar específico em sua casa e construir um altar ao Deus que ele acabara de reconhecer como o DEUS ÚNICO. Que conversão!

Este é um sinal profundo de conversão, Naamã quer santificar a sua casa, sua vida. Quer fazer da sua história um território de ação de graças a Deus, Naamã se torna um homem de louvor.

Que a cada Eucaristia possamos ser mergulhados no amor de Deus, como um banho de regeneração que cura todas as nossas lepras, principalmente as do coração. Possamos também nós voltarmos para a nossa vida cotidiana fazendo dela um "lugar" marcado pelo louvor e pela santidade de vida.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A VIRGEM MARIA E A PLENITUDE DOS TEMPOS

"Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito do Seu Filho, que clama: Aba, Pai!" (Gal 4,4-6)
Plenitude dos tempos é de fato o tempo da salvação! Se foi inaugurado o tempo da salvação, que tempo era o de antes? São Paulo, fala do regime do pecado, ou seja, o tempo da dor, da condenação! Que também era tempo de promessas, muitas e belas promessas, e todas elas contidas nesta plenitude dos tempos, isto é, a realização das promessas de Deus!
O regime do pecado na vida humana foi inaugurado por Eva, mas quem inaugurou a plenitude dos tempos? Quem abriu o tempo da salvação? Salvar também significa curar! Quem abriu o tempo da cura, isto é, trouxe o remédio único capaz de extirpar de uma vez por todas a doença do pecado, fonte da dor e da morte humana? Seu nome é Maria, a mulher da plenitude dos tempos! Ela não é a cura e nem a salvação, mas ela pelo seu SIM trouxe AQUELE ONDE HABITA TODA PLENITUDE; AQUELE QUE É FONTE DE GRAÇA SOB GRAÇA, AQUELE QUE É O SALVADOR, O HERDEIRO UNIVERSAL, O ALFA E O ÔMEGA!
O SIM de Maria divide eternamente os tempos, o infinito entra no finito, o Divino se faz humano, e o Senhor do universo se faz servidor de todos e alcança a todos com o Seu Amor. Então para todo homem de qualquer tempo que encontra Jesus, para ele se inaugura a plenitude dos tempos o tempo da salvação: "é agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação" (cf. IICor 6,2)
Maria inaugura a geração dos bem-aventurados, mas dessa geração ninguém é como ela. De toda a história humana sempre ouvimos de homens e mulheres que tiveram grande experiência com Deus. Moisés, por exemplo, é considerado o 'amigo de Deus', aquele que recebeu as tábuas da Lei e selou aliança entre Deus o seu povo, mas... perceba a infinita diferença... Maria não é só a 'grande amiga de Deus', mas a Mãe do Filho de Deus. Maria não recebeu as tábuas da Lei, mas Nela a Palavra Única e Definitiva que é Deus se fez carne e veio morar entre nós. E é por ela que a Aliança única e eterna entre Deus e os homens se realiza de uma vez por todas para nós! (Sinceramente eu fico espantado e pasmo com este mistério!)
Eu fico imaginando o desconsolo de Satanás quando o anjo Gabriel fez a alegre saudação e o sublime anúncio, com certeza ele imediatamente deve ter lembrando da sentença decretada contra ele lá no Édem: "... a MULHER te esmagará a cabeça..." E quando Maria disse SIM! O orgulho do homem de querer ser igual a Deus, agora é vencido pela submissão total de uma MULHER que permite que Deus se faça homem, então a humildade vence! A cabeça orgulhosa do mal está esmagada para sempre! Não é a toa que o demônio não goste de Maria, e faça de tudo para jogar os seus próprios filhos contra ela.
Com Maria e o Espírito Santo, Jesus se encarnou! Com Maria e o Espírito Santo no cenáculo a Igreja (que é Cristo) nasceu! Com Maria e o Espírito Santo, Jesus voltará!
BENDITA ÉS ENTRE TODAS AS MULHERES! SALVE MARIA!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR"

No caítulo 11 do Evangelho de Lucas encontramos esse pedido singular dos apóstolos a Jesus: "Senhor, ensina-nos a rezar..."
Jesus, o Filho de Deus, é uma pessoa orante! De onde vem essa necessidade orante de Jesus? Será que procede da Lei ou simplesmente da tradição judaica? Será que veio da insistência de Nossa Senhora e de São José? Com certeza, a Lei, a tradição judaica e a educação singular de Maria e José contribuiram e muito para a vida orante de Jesus. Mas há algo a mais...Quando percebemos Jesus aos doze anos discutindo com os doutores da Lei no Templo, e dizendo a Nossa Senhora sobre os cuidados com as coisas do Seu Pai, começamos a compreender que a vida orante de Jesus é permeada por uma necessidade: estar na presença do Pai! Toda a vida de Jesus é centrada no Pai, Ele só faz o que vê o Pai fazer; só deseja o que o Pai deseja; vive no Pai ao ponto de dizer de forma exclamativa: quem me vê, vê o Pai!
A oração de Jesus não nasce de preceitos e nem de obrigações, mas do relacionamento amoroso entre Ele e o Pai. Por isso é nítido perceber como a oração é central na vida de Jesus. Todas as suas atividades e decisões são tomadas após as suas orações, aliás é comum perceber nos Evangelhos que Jesus se retirava para orar, ou passou a noite toda em oração...
A vida orante de Jesus provocou sede nos apóstolos! Daí o desejo insistente deles: "ensina-nos a rezar." E é óbvio que a primeira palavra da oração de Jesus só poderia ser: PAI! Se é Pai então somos filhos, então não precisamos ter medo desse Deus, e podemos crer que Ele tem um amor grandioso por nós ao ponto de olhar para nós como seus filhos!
O nascimento da Igreja descrito nos Atos dos Apóstolos nos é relatado como uma comunidade que "persevera em oração". Depois percebemos que toda a atividade dos apóstolos na Igreja Primitva, também é permeada pela constante oração, tanto pessoal como comunitária. E dessa forma, em dois mil anos de Cristianismo, a oração é centro de nossa experiência com Deus!
Também nós podemos pedir a Jesus: ensina-nos a rezar! E como Jesus, tornar a nossa vida centrada na oração como ponto de comunhão de amor com Deus.
Tempo e qualidade da oração, são duas coisas indispensáveis para quem quiser trilhar esse caminho extraordinário.
Como está a sua vida de oração? Você pode começar ou recomeçar hoje a buscá-la!
Que o Espírito Santo de Deus que ora em nós, possa nos ajudar neste grande empreendimento espiritual.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Fiquei um bom tempo sem poder escrever aqui no blog, mas estou de volta! Estou feliz pelo resultado das eleições a deputado estadual e federal aqui no Paraná, no que diz respeito aos meus candidatos: Jura e Evandro! Não elegemos, porém tivemos uma expressiva votação. O que podemos tirar desse resultado? Na minha opnião devemos trabalhar já para as eleições municipais, e espero que os jovens entrem nesse processo de cabeça.
Agora temos um 2º turno presidencial, não está fácil...mas era necessário esse segundo turno! Acredito que agora possamos ter a apresentação do plano de governo dos dois candidatos, que até então ainda não foram apresentados. Espero também que as políticas públicas para a juventude sejam contempladas, o que ainda não foi.
Sobre as questões morais que cada partido e/ou candidato(a) a presidência tem se posicionado, para nós católicos a situação continua delicada, estamos em situação difícil. Independente de quem vai ganhar essa eleição, a nossa postura de católicos com relação as questões morais do nosso país precisam ser transformadas em atitudes concretas, como por exemplo: "o que eu e meu "grupo" pode fazer para ajudar mulheres que são suscetíveis ao aborto?" " O que podemos fazer para trabalhar a questão da formação integral na vida do adolescente e do jovem?"... coisas práticas, não só de e-mails e/ou de palavras. Outra postura que penso ser importante é o engajamento dos cristãos na vida política partidária. Os partidos políticos precisam de cristãos sérios que possam de fato fazer a diferença nas questões partidárias. Tem muito católico dentro do PT, mas será que estão fazendo a diferença? Por que permitiram que o PT assumisse declaradamente uma postura pró-aborto? Depois dessa polêmica toda do 1º turno, tem petista jurando de pé junto que não tem nada ver com essa posição partidária... será? Do mesmo modo o PSDB que introduziu a pílula do dia seguinte, um método abortivo largamente difunido no nosso país, onde estavam os cristãos desse partido naquela época??
Eu só sei dizer, que nós católicos precisamos estudar muito o que sabiamente nos diz a Igreja sobre essas questões, e não devemos abrir mão de nenhuma verdade de fé! Nem agora e nem nunca!
Peçamos a Deus sabedoria para este momento!