quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR"

No caítulo 11 do Evangelho de Lucas encontramos esse pedido singular dos apóstolos a Jesus: "Senhor, ensina-nos a rezar..."
Jesus, o Filho de Deus, é uma pessoa orante! De onde vem essa necessidade orante de Jesus? Será que procede da Lei ou simplesmente da tradição judaica? Será que veio da insistência de Nossa Senhora e de São José? Com certeza, a Lei, a tradição judaica e a educação singular de Maria e José contribuiram e muito para a vida orante de Jesus. Mas há algo a mais...Quando percebemos Jesus aos doze anos discutindo com os doutores da Lei no Templo, e dizendo a Nossa Senhora sobre os cuidados com as coisas do Seu Pai, começamos a compreender que a vida orante de Jesus é permeada por uma necessidade: estar na presença do Pai! Toda a vida de Jesus é centrada no Pai, Ele só faz o que vê o Pai fazer; só deseja o que o Pai deseja; vive no Pai ao ponto de dizer de forma exclamativa: quem me vê, vê o Pai!
A oração de Jesus não nasce de preceitos e nem de obrigações, mas do relacionamento amoroso entre Ele e o Pai. Por isso é nítido perceber como a oração é central na vida de Jesus. Todas as suas atividades e decisões são tomadas após as suas orações, aliás é comum perceber nos Evangelhos que Jesus se retirava para orar, ou passou a noite toda em oração...
A vida orante de Jesus provocou sede nos apóstolos! Daí o desejo insistente deles: "ensina-nos a rezar." E é óbvio que a primeira palavra da oração de Jesus só poderia ser: PAI! Se é Pai então somos filhos, então não precisamos ter medo desse Deus, e podemos crer que Ele tem um amor grandioso por nós ao ponto de olhar para nós como seus filhos!
O nascimento da Igreja descrito nos Atos dos Apóstolos nos é relatado como uma comunidade que "persevera em oração". Depois percebemos que toda a atividade dos apóstolos na Igreja Primitva, também é permeada pela constante oração, tanto pessoal como comunitária. E dessa forma, em dois mil anos de Cristianismo, a oração é centro de nossa experiência com Deus!
Também nós podemos pedir a Jesus: ensina-nos a rezar! E como Jesus, tornar a nossa vida centrada na oração como ponto de comunhão de amor com Deus.
Tempo e qualidade da oração, são duas coisas indispensáveis para quem quiser trilhar esse caminho extraordinário.
Como está a sua vida de oração? Você pode começar ou recomeçar hoje a buscá-la!
Que o Espírito Santo de Deus que ora em nós, possa nos ajudar neste grande empreendimento espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário