quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A VIRGEM MARIA E A PLENITUDE DOS TEMPOS

"Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito do Seu Filho, que clama: Aba, Pai!" (Gal 4,4-6)
Plenitude dos tempos é de fato o tempo da salvação! Se foi inaugurado o tempo da salvação, que tempo era o de antes? São Paulo, fala do regime do pecado, ou seja, o tempo da dor, da condenação! Que também era tempo de promessas, muitas e belas promessas, e todas elas contidas nesta plenitude dos tempos, isto é, a realização das promessas de Deus!
O regime do pecado na vida humana foi inaugurado por Eva, mas quem inaugurou a plenitude dos tempos? Quem abriu o tempo da salvação? Salvar também significa curar! Quem abriu o tempo da cura, isto é, trouxe o remédio único capaz de extirpar de uma vez por todas a doença do pecado, fonte da dor e da morte humana? Seu nome é Maria, a mulher da plenitude dos tempos! Ela não é a cura e nem a salvação, mas ela pelo seu SIM trouxe AQUELE ONDE HABITA TODA PLENITUDE; AQUELE QUE É FONTE DE GRAÇA SOB GRAÇA, AQUELE QUE É O SALVADOR, O HERDEIRO UNIVERSAL, O ALFA E O ÔMEGA!
O SIM de Maria divide eternamente os tempos, o infinito entra no finito, o Divino se faz humano, e o Senhor do universo se faz servidor de todos e alcança a todos com o Seu Amor. Então para todo homem de qualquer tempo que encontra Jesus, para ele se inaugura a plenitude dos tempos o tempo da salvação: "é agora o tempo favorável, é agora o dia da salvação" (cf. IICor 6,2)
Maria inaugura a geração dos bem-aventurados, mas dessa geração ninguém é como ela. De toda a história humana sempre ouvimos de homens e mulheres que tiveram grande experiência com Deus. Moisés, por exemplo, é considerado o 'amigo de Deus', aquele que recebeu as tábuas da Lei e selou aliança entre Deus o seu povo, mas... perceba a infinita diferença... Maria não é só a 'grande amiga de Deus', mas a Mãe do Filho de Deus. Maria não recebeu as tábuas da Lei, mas Nela a Palavra Única e Definitiva que é Deus se fez carne e veio morar entre nós. E é por ela que a Aliança única e eterna entre Deus e os homens se realiza de uma vez por todas para nós! (Sinceramente eu fico espantado e pasmo com este mistério!)
Eu fico imaginando o desconsolo de Satanás quando o anjo Gabriel fez a alegre saudação e o sublime anúncio, com certeza ele imediatamente deve ter lembrando da sentença decretada contra ele lá no Édem: "... a MULHER te esmagará a cabeça..." E quando Maria disse SIM! O orgulho do homem de querer ser igual a Deus, agora é vencido pela submissão total de uma MULHER que permite que Deus se faça homem, então a humildade vence! A cabeça orgulhosa do mal está esmagada para sempre! Não é a toa que o demônio não goste de Maria, e faça de tudo para jogar os seus próprios filhos contra ela.
Com Maria e o Espírito Santo, Jesus se encarnou! Com Maria e o Espírito Santo no cenáculo a Igreja (que é Cristo) nasceu! Com Maria e o Espírito Santo, Jesus voltará!
BENDITA ÉS ENTRE TODAS AS MULHERES! SALVE MARIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário