segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NAAMÃ, O SÍRIO!

Naamã, o general sírio.

Naamã é um militar, um homem muito importante em seus país, ele era o homem de confiança do seu rei.

Naamã contraiu a lepra, e a doença o tornou vulnerável, tão vulnerável que aceitou a sugestão de uma serva, e além disso uma serva estrangeira, que lhe indicava uma 'saída' que seria também um homem estrangeiro. Para um homem guerreiro, que tinha as suas próprias convicções religiosas, não deve ter sido fácil essa decisão, porém a gravidade da sua enfermidade não deixava escolhas.

Quando Naamã chega a casa do profeta Eliseu, este nem mesmo o recebe, envia um mensageiro ao encontro deste importante general, e ainda chega com uma mensagem um tanto esquisita... "Naamã, você deve banhar-se 7 vezes no rio Jordão..."

Primeiro o profeta não o recebe e segundo manda um mensageiro com uma mensagem nada animadora, Naamã se revolta! Naamã, esperava um 'ritual' mágico qualquer, ou até mesmo uma 'oração calorosa' por parte do profeta, ou que pelos menos este ungisse suas feridas...mas nada disso aconteceu. Naamã quer voltar pra casa, "por que banhar-se no Jordão se na minha terra tem rios melhores"? Pensa o valente general.

Novamente os servos intervém diante do seu senhor, dizendo: 'se acaso o profeta tivesse pedido algo difícil para o senhor fazer, acaso não o farías? Sim, respondeu ele. Então, mesmo que seja absurdo, faça que o profeta lhe pediu. A enfermidade é uma situação por vezes interessante, é capaz de fazer um general, homem de grande influência, se dobrar diante da sabedoria dos seus pobres servos.

Naamã vai para o seu banho no rio Jordão. Sete vezes! Um banho curador. Sua pele se renova, mas também o seu coração. Diante de sua cura, a gratidão toma o seu coração. Volta a casa do profeta Eliseu para dar-lhe presentes de gratidão. O profeta não os aceita.

Diante da resistência do profeta Eliseu em aceitar os seus presentes, quem pede o presente é o próprio Naamã. Olha que interessante... Para quem julgava os rios de sua terra muito melhores que o Jordão, agora Naamã quer levar uma quantidade "daquela terra sagrada" para o seu país. Para quê? Para colocar em um lugar específico em sua casa e construir um altar ao Deus que ele acabara de reconhecer como o DEUS ÚNICO. Que conversão!

Este é um sinal profundo de conversão, Naamã quer santificar a sua casa, sua vida. Quer fazer da sua história um território de ação de graças a Deus, Naamã se torna um homem de louvor.

Que a cada Eucaristia possamos ser mergulhados no amor de Deus, como um banho de regeneração que cura todas as nossas lepras, principalmente as do coração. Possamos também nós voltarmos para a nossa vida cotidiana fazendo dela um "lugar" marcado pelo louvor e pela santidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário